16 de maio de 2013

Igreja do Espírito Santo: Exposições dão a conhecer 2.400 anos de história de Alcácer do Sal


Esta visita é fundamental para conhecer um pouco da história de Alcácer do Sal

«“Necrópole cristã – Objetos de adorno e culto na morte” é o título da primeira de um ciclo de exposições para dar a conhecer as várias centenas de vestígios encontrados no decorrer das escavações arqueológicas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal no âmbito da recuperação do Museu Municipal Pedro Nunes, na Igreja do Espírito Santo.
Esta primeira mostra apresenta objetos de adorno e culto associados aos 60 enterramentos ali descobertos: medalhas, estatuetas, crucifixos, terços, travessões e moedas, todos com diferentes simbologias, que espelham a religiosidade associada à morte entre os séculos XVI e XIX.
As escavações arqueológicas na Igreja do Espírito Santo revelaram a ocupação daquele espaço há mais de 2.400 anos. Romanos, muçulmanos e cristãos, todos alcacerenses de diferentes épocas, usaram aquele local de diversas formas, deixando a sua marca.
O ciclo de exposições “Achados arqueológicos da Igreja do Espírito Santo” apresenta ao público o resultado deste trabalho, de forma parcial, de acordo com a temática e/ou a época das peças.
A iniciativa realiza-se no Arquivo Municipal, em frente ao local dos achados, entre 17 de maio e 17 de julho, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h

Sem comentários: