11 de junho de 2014

O livro e a vida


Hoje decidi escrever, mais uma vez, sobre um tema que abrange tudo e todos: o livro. O livro é partilha: fiz alguns dos melhores amigos a trocar livros, a falar sobre livros e, mais que tudo, comecei a namorar com um livro de Choderlos de Laclos. É através do livro que faço, que me exprimo e que conto histórias. É através dos livros que partilho pequenos segredos, sem ninguém saber, como é o caso de Charles Baudelaire. É o livro que me faz rir, que mistura as minhas emoções e que me leva a divagar sobre locais e paisagens.
Mas o livro não é solidão. O livro partilha-se com o autor e com os amigos.
Ler um livro é colocar as faculdades em movimento. É imaginar um momento de emoção entre amigos, um momento de amor entre amantes, um jantar onde se partilham histórias. Em cada livro que leio deposito um pouco de mim. Em cada livro que leio há um mundo que me acrescenta.
O meu caminho é marcado pelo livro e é por ele que aqui estou a escrever estas palavras.

Sem comentários: